Perguntas frequentes

Nesta secção vamos tentar responder às principais questões que possam surgir sobre o funcionamento da competição.

Se jogam 3 jogos, é necessário que cada equipa conte com 6 jogadores para cada confronto.

2 campos, já que os 3 jogos deverão ser disputados no máximo de 2 turnos seguidos.

É necessário ser maior de idade (18 anos cumpridos).

Existem 4 categorias e para cada uma é dividida entre Feminina e Masculina.

As bolas são da responsabilidade do clube onde se realizam os jogos, e têm sempre de ser bolas novas.

Em cada jornada estão sempre 8 pontos em jogo que serão refletidos na classificação geral. Estes oito são distribuídos por cada par no confronto da seguinte forma:

  • Confronto entre pares um: três pontos.
  • Confronto entre pares dois: três pontos.
  • Confronto entre pares três: dois pontos.

A organização estabelecerá como regra geral 5 ou 6 equipas por grupo.

Oito confrontos garantidos por equipa na Fase de Liga Regional. Podem existir exceções em grupos com menos de 5 equipas.

Sim, de acordo com o Regulamento.

A organização estabelecerá como regra geral 5 ou 6 equipas por divisão.

Oito confrontos assegurados por equipa. Podem existir excepções em divisão compostas por quatro equipas, ver regulamento).

A organização procurará na medida do possível que todas as equipas da mesma zona estejam num raio de distância não superior a 60 min de carro.

O canal de comunicação oficial será sempre através da web ou e-mail (info@snpadel.pt).

Sorteios para todos os jogadores participantes através da web e redes sociais.

Sorteios de material desportivo entre outras ofertas na entrega de prémios no Playoff Nacional e Master Internacional.

Troféus para cada equipa campeã e vice-campeã em cada categoria no Playoff Nacional.

Welcome Pack para todos os participantes do Master Internacional SNP.

Prémios para cada um dos jogadores campeões e vice- campeões em todas as categorias do Master Internacional SNP.

Sim, durante toda a fase de Liga Regional. Contudo o cancelamento apenas é possível caso o jogador ainda não tenha participado.

No Playoff Nacional participam as duas primeiras classificadas de cada grupo, com um mínimo de um confronto a disputar. Ao Master Internacional vão todas as equipas campeãs, tanto Femininas como Masculinas de todas as categorias (Grand Slam, 1000, 500 e Future).

  1. Liga Regional: De Janeiro a Março
  2. Playoff Nacional: Abril
  3. Master Series Internacional de Padel SNP: Junho

Os jogadores deverão comparecer na jornada com qualquer documento identificativo (Cartão de Cidadão, Carta de condução, passaporte, etc.), apresentando-o ao capitão ou responsável da equipa rival no caso deste o solicitar. Caso algum jogador não apresente algum destes documentos para poder ser identificado terá que enviar ao capitão rival pela web um dos documentos de identificação anteriormente descritos num prazo de 8 horas desde a hora de início do confronto no qual o documento de identificação não foi apresentado. Se não for enviada a documentação no prazo estabelecido a equipa será penalizada perdendo a eliminatória por 8-0 (ver secção de penalizações no regulamento).

Aquelas equipas que não cumpram com o regulamento serão penalizadas segundo indique o mesmo ou segundo considere oportuno o Comité de Disciplinar das SNP, podendo no máximo, expulsar aquelas equipas da competição se assim achar conveniente.

O ranking SNP será individual e serão contabilizados para este todos os confrontos da competição. Haverá um ranking por cada categoria (Grand Slam, 1.000, 500 e Future) tanto a nível Regional como Nacional.

Sistema de pontuação:

Segundo o resultado do jogo de cada jogador somar-se-á de forma individual a pontuação da seguinte maneira:

  • Jogo ganho de 3 pontos em 2 sets = 6 pontos para ranking.
  • Jogo ganho de 3 pontos em 3 sets = 5 pontos para ranking.
  • jogo perdido de 3 pontos em 3 sets = 3 pontos para ranking.
  • Jogo perdido de 3 pontos em 2 sets = 2 pontos para ranking.
  • Jogo disputado de 3 pontos= 1 ponto extra para ranking.
  • Jogo ganho de 2 pontos em 2 sets = 5 pontos para ranking.
  • Jogo ganho de 2 pontos em 3 sets = 4 pontos para ranking.
  • Jogo perdido de 2 pontos em 3 sets = 2 pontos para ranking.
  • Jogo perdido de 2 pontos em 2 sets = 1 ponto para ranking.

Segundo o resultado da equipa cada participante da mesma receberá a seguinte pontuação que se acumulará com a obtida no resultado da sua equipa:

  • Cada jogador que jogou na jornada, na equipa vendedora: 1 ponto extra

Para a pontuação na classificação, será tomado em conta o coeficiente resultante do número de pontos alcançados dividido pelo número de pontos máximos que se podem conseguir nos confrontos (8 pontos por confronto), multiplicado por 100.000.

Se um jogador disputou 4 jogos ou menos, o coeficiente de pontuação na classificação será calculado dividindo a pontuação obtida pelo jogador entre a pontuação máxima possível resultante da soma de 4 jogos. Ou seja, se um jogador jogou apenas um jogo e obteve uma pontuação de 2,5 pontos sobre os 8 máximos possíveis, a pontuação nesse caso seria (2,5/32)x100.000=7.812,5ptos. Se por exemplo continua a jogar e obtém os mesmos resultados nos 3 seguintes confrontos a pontuação seria: (10/32)x100.000=31.250 ptos.

Aos jogadores que estejam entre a segunda e sexta divisão da sua categoria será aplicado um coeficiente redutor de 5% da pontuação na Fase Regular por cada divisão que se encontre abaixo da primeira divisão da sua categoria. A partir da 7ª divisão o coeficiente redutor aplicado por cada divisão será de 1% existindo um limite máximo a aplicar de 50%.


SISTEMA DE CÁLCULO RANKING INDIVIDUAL SNP

Para os jogadores que tenham disputado menos de 4 jogos o cálculo será:

Somatório de pontos conseguidos pelo jogador / 32 ) x 100.000 *

Para os jogadores que tenham disputado 4 ou mais jogos o cálculo será:

(Somatório de pontos conseguidos pelo jogador / número de pontos máximos disputados nos confrontos) x 100.000*

* Multiplicado pelo coeficiente reductor da sua divisão se não jogar na divisão mais alta da sua categoria

No caso do Ranking Nacional se 2 jogadores estão empatados, desempatará o maior nº de jogos disputados. No caso de persistir o empate, desempatará a diferença de sets a favor e contra dos jogadores empatados. No caso de persistir o empate, desempatará a diferença entre o número de jogos a favor e contra os jogadores empatados. No caso de persistir o empate, desempatará a diferença de jogos a favor e contra das equipas dos jogadores empatados. No caso de persistir o empate, desempatará a diferença de jogos a favor e contra das equipas dos jogadores empatados.

Ranking de um jogador que jogue em 2 divisões diferentes da mesma categoria por ascender, descender ou ser jogador afiliado: ao jogador serão calculados todos os pontos conseguidos em ambas as divisões. Por exemplo, um jogador que participe em 3 jogos em 1ª divisão Grand Slam e consiga 5 pontos em cada jogo, e ainda baixa à 2ª divisão Grand Slam e joga 2 jogos e consegue 6 pontos em cada um, a pontuação será: [(5+5+5+(6*0,95)+(6*0,95)]/40 X100.000=66.000pts

Ranking de um jogador que jogue em 2 categorias diferentes: este jogador terá 2 rankings, um em cada categoria.


RANKING EM CASOS DE FALTA DE COMPARÊNCIA DE ALGUM PAR:

Ranking no caso de falta de comparência de um par: pontuam os 5 pares de maneira normal, como se não houvesse falta de comparência, o par que não compareceu em campo perderá por 6-0 6-0.

Ranking no caso de falta de comparência de 2 pares: pontuam os 5 pares de maneira normal, todos por 6-0 6-0.


ACTUALIZAÇÃO DE RANKING COM RESPEITO À EDICION ANTERIOR

Cada vez que uma jornada da Fase de Liga Regional chegue ao fim, e ao finalizar o quadro de Playoff Nacional ou Master Internacional, serão substituídos os pontos obtidos na edição anterior pelos obtidos na edição actual, na jornada ou fase homóloga.